Em resposta ao aumento dos casos de doenças respiratórias, principalmente em crianças até 2 anos e idosos, a Prefeitura de Campo Belo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou no último dia 26 de maio, no plenário da Câmara Municipal, o Plano de Contingência para enfrentamento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
O município está em estado de alerta devido à circulação dos vírus Influenza A e Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Para conter o avanço da doença, uma série de ações emergenciais estão em andamento. A baixa cobertura vacinal contra a gripe, com apenas 42% do público-alvo imunizado, preocupa as autoridades de saúde.
Entre as principais ações do plano, destacam-se:
Reforço no atendimento pediátrico na UPA;
Ampliação de consultas nas UBS;
Vacinação em escolas e busca ativa;
Obrigatoriedade de máscaras em unidades de saúde;
Controle de fluxo e visitas na UPA;
Criação de comitê de monitoramento com reuniões quinzenais;
Promoção de alimentação saudável nas UBS, com orientações nutricionais para fortalecer a imunidade da população.
O plano prevê três fases: Alerta (fase atual), Emergência (com reforço de estrutura e equipe) e Crise, que poderá demandar um hospital de campanha.
A Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal, teve papel fundamental na elaboração do plano, sugerindo ações em parceria com a Santa Casa e realizando visitas frequentes às unidades de saúde.
Com esse plano integrado e preventivo, o poder público de Campo Belo reafirma seu compromisso com o cuidado à saúde da população, priorizando ações humanizadas e efetivas em momentos de maior vulnerabilidade.
Mín. 10° Máx. 24°